RECUPERAÇĀO TRIBUTÁRIA
Recuperaçāo Tributária
O trabalho de recuperação tributária objetiva visualizar a realidade do cliente no aspecto tributário, buscando oportunidades nas quais se antevejam possíveis ações do fisco, bem como identificar créditos de impostos e contribuições não apropriados pela empresa.
É um serviço que possibilita ao cliente a melhor gestão nos tributos e redução dos custos financeiros.
A realização desse trabalho compreende:
-
A análise da carga tributária com base nos registros contábeis;
-
Levantamento dos débitos apurados pela empresa;
-
Verificação da forma de tributação;
-
Análise das contas de resultado e custos de produção;
-
Análise dos procedimentos de apuração dos tributos e contribuições;
-
Exame do preenchimento das declarações (DIPJ, DCTF, PerDcomp, Dacon), com a identificação das eventuais incorreções;
-
Cruzamentos das informações entre as declarações;
-
Análise das adições e exclusões das bases de cálculo do IRPJ e CSLL, quando apurados pelo Lucro Real.
-
Folha de pagamento, GPS, SEFIP.
TRIBUTOS FEDERAIS
Em relação aos Tributos Federais, são examinadas as declarações enviadas à Receita Federal do Brasil, e realizado o confronto com uma nova apuração dos impostos e contribuições realizada pela auditoria, com base na legislação vigente. São examinados os exercícios dos últimos cinco anos.
PIS/COFINS e IPI
Com relação ao Pis (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento Social) são analisados os créditos utilizados pelo contribuinte, com a finalidade de verificar se ainda existem créditos a utilizar, ou créditos utilizados indevidamente. Realiza-se os cruzamentos entre as declarações DIPJ´s, DACON´s (Declaração de Contribuições Sociais) e DCTF´s, visando identificar possíveis divergências e corrigi-las.
A recuperação do IPI pode ser realizada na aquisição de bens de produção, como produtos intermediários e matéria-prima. Além disso, o empresário pode utilizar o crédito do imposto para comprar itens que não integram o produto final, mas que são usados no processo industrial, como embalagens e ferramentas.
Também é possível fazer a recuperação do IPI em casos de devolução de mercadorias. No entanto, esse processo apenas será aprovado se o empreendedor tiver pago o IPI na venda do produto.
A orientação de como e quais declarações devem ser retificadas, bem como da forma mais adequada de utilização dos créditos e sua informação à Receita Federal do Brasil (RBF), resultante do exame supracitado é fornecida aos clientes.
De igual forma, todos os créditos levantados são atualizados a fim de trazer a valor presente o crédito a ser utilizado.
TRIBUTO PREVIDENCIÁRIO
INSS
Compensação de indébitos previdenciários decorrentes de proventos com natureza indenizatória, em GFIP.